domingo, 9 de dezembro de 2018

Tux Paint

O Tux Paint é uma ferramenta gratuita de desenho livre. Este software tem como público alvo crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos.
Numa primeira análise o TuxPaint é muito semelhante ao Paint (software incluído nas versões do Microsoft Windows), que é um simples programa gráfico de pintura que permite a edição de imagens e a criação de desenhos simples.
Todavia, ao explorar ambos os programas apercebemo-nos que possuem ligeiras diferenças. O TuxPaint em oposição ao Paint possui ícones explícitos quanto à ação que permitem desempenhar, o facto de apresentarem uma legenda também ajuda; possui diversificados ícones de desenho como flores, relva, tijolos entre outros; requer uma menor coordenação motora, pois não exige tanta sensibilidade no manuseamento sobre o rato, possibilitando ao utilizador um maior controlo da motricidade fina.
No entanto, o facto de ter vários carimbos (função inexistente no Paint), na nossa opinião pode ter prós e contras. Como ponto positivo permite que as crianças se preocupem em realizar algo mais complexo e menos abstrato. Como ponto menos positivo, pode delimitar um pouco a criatividade da criança.
Mas em todos os casos, convém salientar que a representação visual permite expressar sentimentos, ideias e observações, o que principalmente para uma criança do pré-escolar é uma grande ajuda tendo em conta que ainda não domina a escrita, podendo ser usado como a base para hipóteses, discussões e argumentos, levando a observações adicionais e a representações novas.

Iremos apresentar duas propostas de atividades para serem realizadas em sala de aula, recorrendo ao TuxPaint.

Proposta 1. Para as crianças se apropriarem de todas características e finalidades que esta ferramenta oferece é importante que antes de mais seja feita uma exploração livre do software, podendo resultar num desenho também ele livre.

 Proposta 2. No âmbito da matemática, é possível trabalhar os padrões e as diferentes formas geométricas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo, entre outros). Com os carimbos de diferentes formas é possível trabalhar os padrões, criando uma sequência. Após criada a sequência pode-se pedir às crianças que identifiquem a unidade de repetição, e que a reproduzam colorindo as formas geométricas.



Referências Bibliográficas


Atividades no TuxPaint: Atividades escolares para serem trabalhadas no TuxPaint. (dezembro de 2018). Obtido de https://atividadesnotuxpaint.files.wordpress.com/2010/10/sequencia11.png

Tux Paint: Open Source Drawing Software for Children. (dezembro de 2018). Obtido de http://tuxpaint.org/




Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão final - Carolina Oliveira