terça-feira, 11 de dezembro de 2018

"Robot, conta-nos a tua história!"


Esta atividade designada de “Robot, conta-nos a tua história!” é destinada a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo a criação por parte das crianças de uma história segundo a interpretação das imagens presentes no tapete. Para formarem a narrativa, as crianças devem utilizar o robot (Blue-Bot) e individualmente e/ou em grupo preparar o circuito que este deve percorrer de modo a formar a narrativa.
Além da realização individual desta atividade, poderá existir uma adaptação da mesma para um grupo de crianças que em conjunto contam a sua história, onde todas as ideias são bem-vindas e possíveis de conjugar sempre em articulação com o robot que estimula as competências de orientação espacial e atenção ao mesmo tempo que são trabalhados conteúdos de Língua Portuguesa como: a produção de diferentes tipos de texto tendo em conta a estrutura formal de um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), a pontuação na medida em que, ao mesmo tempo que o robot vai passando pelas imagens, alguns elementos do grupo podem escrever numa folha de papel a história que vai sendo pronunciada oralmente e consequentemente trabalhada a temática da noção de período do parágrafo.
De seguida, quando a história está finalizada e totalmente escrita em papel, poderá ser trabalhada a expressão oral no sentido em que as crianças podem apresentar a sua história ao restante grupo bem como ao professor(a), sendo trabalhadas questões como a leitura, mas sobretudo as competências necessárias nesta, por exemplo, a articulação/ritmo, entoação, pausas, interrupções, silêncio(s) e gestualidade. Além disso, serão apresentadas e discutidas diferentes formas de interpretação do mesmo conjunto de imagens, sendo promovida também as diferentes orientações que o robot pode tomar tendo em conta a história formada.
Tendo em conta que estão presentes 16 imagens no tapete, a criança deve tentar utilizar o máximo de imagens possíveis para contar a sua história, no entanto não está predefinido um número mínimo nem máximo.
É importante frisar que o objetivo de contar histórias vai para além da sua recriação, através delas é possível enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, possibilitando a viver o imaginário. Além do mais, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas imprescindíveis para o pensamento, tais como a comparação, o pensamento hipotético, o raciocínio lógico e as relações espaciais e temporais.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão final - Carolina Oliveira