Esta atividade designada de
“Robot, conta-nos a tua história!” é destinada a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
e tem como principal objetivo a criação por parte das crianças de uma história
segundo a interpretação das imagens presentes no tapete. Para formarem a
narrativa, as crianças devem utilizar o robot (Blue-Bot) e individualmente e/ou em grupo preparar o circuito que
este deve percorrer de modo a formar a narrativa.
Além da realização individual
desta atividade, poderá existir uma adaptação da mesma para um grupo de
crianças que em conjunto contam a sua história, onde todas as ideias são bem-vindas
e possíveis de conjugar sempre em articulação com o robot que estimula as
competências de orientação espacial e atenção ao mesmo tempo que são trabalhados
conteúdos de Língua Portuguesa como: a produção de diferentes tipos de texto
tendo em conta a estrutura formal de um texto (introdução, desenvolvimento e
conclusão), a pontuação na medida em que, ao mesmo tempo que o robot vai
passando pelas imagens, alguns elementos do grupo podem escrever numa folha de
papel a história que vai sendo pronunciada oralmente e consequentemente trabalhada
a temática da noção de período do parágrafo.
De seguida, quando a história
está finalizada e totalmente escrita em papel, poderá ser trabalhada a
expressão oral no sentido em que as crianças podem apresentar a sua história ao
restante grupo bem como ao professor(a), sendo trabalhadas questões como a leitura,
mas sobretudo as competências necessárias nesta, por exemplo, a
articulação/ritmo, entoação, pausas, interrupções, silêncio(s) e gestualidade.
Além disso, serão apresentadas e discutidas diferentes formas de interpretação
do mesmo conjunto de imagens, sendo promovida também as diferentes orientações
que o robot pode tomar tendo em conta a história formada.
Tendo em conta que estão
presentes 16 imagens no tapete, a criança deve tentar utilizar o máximo de
imagens possíveis para contar a sua história, no entanto não está predefinido
um número mínimo nem máximo.
É importante frisar que o objetivo de contar histórias
vai para além da sua recriação, através delas é possível enriquecer as
experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o
vocabulário, possibilitando a viver o imaginário. Além do mais, as histórias
estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas imprescindíveis para o
pensamento, tais como a comparação, o pensamento hipotético, o raciocínio
lógico e as relações espaciais e temporais.
Sem comentários:
Enviar um comentário