Posso
concluir que as minhas expectativas em relação a esta Unidade Curricular foram
superadas. Contudo, não era aquilo que estava à espera tendo em conta o nome da
mesma, pois pensei que fossem mais abordados aspetos relativos à Língua
Portuguesa e não tanto a articulação desta com as Tecnologias de Informação e
Comunicação.
No
entanto, isto não significa que a Unidade Curricular não tenha sido proveitosa
e pertinente nesta fase do percurso académico das estudantes do 3º ano da
Licenciatura em Educação Básica. Pelo contrário, pois, foram abordadas
ferramentas essenciais para nós futuros profissionais de educação tanto a nível
pessoal, académico e profissional, na medida em que sendo meios digitais ou
não, podem ser aplicadas em diferentes contextos da nossa vida. Do ponto de
vista da educação, as novas tecnologias são novas formas de interação com as
crianças, podendo assim ser ensinados conteúdos programáticos através delas,
bem como elevar um pouco a fasquia relativamente ao ensino numa era em que as
novas tecnologias estão muito presentes na vida das crianças.
Além
disso, nesta unidade curricular, foi igualmente abordado numa das aulas o tema
da “Cidadania Digital” com o professor João Pires, contribuindo assim para o
enriquecimento pessoal das estudantes relativamente a este tema, tendo sido
referidos aspetos muito importantes relativos à segurança na Internet e ao modo
como esta deve ser usada.
Relativamente
ao funcionamento da Unidade Curricular, posso concluir que a mesma foi
concluída com sucesso, no entanto, importa realçar o elevado trabalho que a
mesma acarretou, isto é, a quase impossibilidade de conciliar os trabalhos
pedidos semanalmente por cada um dos docentes com as restantes “obrigações”
académicas neste semestre. Contudo, com maior ou menor dificuldade todos os
trabalhos foram realizados com sucesso e atempadamente. Um aspeto positivo a
realçar foi o facto de nós estudantes irmos tendo ao do semestre comentários
qualitativos relativos aos trabalhos realizados, podendo igualmente corrigir
determinados aspetos identificados pelos docentes de modo a ter um melhor
aproveitamento no final do semestre.
Ao
nível das dificuldades sentidas ao longo do semestre, destaco a realização do
filme visto que, ao longo da minha vida académica, nunca tinha feito algo do
género, o que levou a uma maior dificuldade na utilização da ferramenta em
questão (WeVideo). No entanto, ao fim de algum tempo de exploração,
considerei-a bastante prática e acessível no que toca à montagem do filme.
Ana Catarina Rigor, nº160142057
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