A palavra “blogue” é usada
frequentemente no quotidiano. Trata-se de uma página na Web, pessoal ou
coletiva, criada em meados da década de 90. Atualmente suporta vários formatos,
como por exemplo, texto, vídeo, fotografia, entre outros, contudo, com base na
publicação de Ana Carvalho, Adelina Moura, Luís Pereira e Sónia Cruz (2006), o
blogue foi criado como um diário na Web com o objetivo de serem colocadas
mensagens, denominadas de “posts”. Toda a informação publicada é catalogada de
forma cronológica, apresentando-se exposta da mais recente para a mais antiga. Segundo
Maria João Gomes e António Marcelino Lopes (2007) e Ana Amélia Carvalho,
Adelina Moura, Luís Pereira e Sónia Cruz (2006), podemos ainda acrescentar que
o facto de um blogue ser um serviço online,
permite a participação ativa dos seus visitantes de toda a parte do mundo,
isto é, todos aqueles que por lá passam podem deixar os seus comentários, sendo assim o sistema de blogues uma comunidade aberta de comentários e sugestões.
Do ponto vista educativo, um
blogue pode ser visto como uma estratégia facilitadora de interação que permite
ajudar tanto alunos como professores a comunicarem de forma mais eficaz, podendo
desempenhar inúmeras funções em contexto escolar, como por exemplo a formação
de fóruns de discussão, portefólios e/ou diários eletrónicos sendo que, desta forma, funciona como
um “repositório de informação” (Maria João Gomes e António Marcelino Lopes,
2007). Atendendo aos dados disponibilizados por Ana
Amélia Carvalho, Adelina Moura, Luís Pereira e Sónia Cruz (2006), provenientes
dos estudos realizados nesta área por (Baptista, 2004), pode-se concluir que a
grande maioria dos visitantes de blogues são professores, jornalistas e
estudantes. Com base em estudos realizados em contexto de sala de aula com alunos de vários anos
de escolaridade, é possível aferir que existem grandes vantagens na
utilização deste recurso educativo em sala de aula e/ou como método
de estudo autónomo, isto porque os alunos, além de se sentirem motivados e
desafiados, veem desenvolvidas outro tipo de competências tais como o
pensamento crítico, a leitura, a compreensão, a pesquisa, a seleção de
informação e veem melhorada a sua comunicação escrita.
Referências
Bibliográficas:
Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz,
S. (2006). BLOGUE: UMA FERRAMENTA COM POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM
DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Em Actas do VII Colóquio sobre Questões
Curriculares .
Coutinho, C. P. (2006).
Utilização de blogues na formação inicial de professores : um estudo
exploratório. Em
L. PANIZO, Proceedings of the International Symposium on Computers in
Education (p. 8). Leon.
Gomes, M. J., & Lopes,
A. (2007). Blogues escolares: como, quando e porquê? Em C. Brito, J. Torres,
& J. Duarte , Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos
Setúbal: Centro de Competência CRIE (pp. 117-133).
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ResponderEliminarÉ um facto que o blogue é um espaço interativo decorrente de uma página na Web que tem como propósito a colocação de mensagens, sendo que estas podem assumir várias formas (fotografia, vídeo, etc). No entanto é importante referir também que este pode ter por base um determinado tema ou não, ou seja, existem blogues que se apoiam em várias vertentes, desde moda a culinária por exemplo, e isso pode determinar a forma como este é exibido para o público sendo que se mantém a ordem cronológica das publicações ainda que estas não necessitem obrigatoriamente de conter uma ordem específica.
ResponderEliminarAtualmente, um blogue já contém diversas utilizações, funcionando muitas vezes como meio de interação entre alunos e professores e, também, meio facilitador de aprendizagens. Destacam-se os fóruns de discussão, como mencionado pelas colegas, que permitem um diálogo interativo e abrangente que inclui toda a comunidade educativa mas, também, é necessário destacar que um blogue é por si só uma página informativa pelo que em primeiro lugar funciona como "posto de informação" para quem o visita.
Assim, a tendência é que os blogues aumentem cada vez mais a sua popularidade no meio escolar, com o intuito de desenvolver aptidões específicas, o que é uma mais valia tanto para alunos como para professores pela facilidade com que se pode utilizar esta ferramenta didática.
Gostei muito da mensagem inicial.
ResponderEliminarNo comentário notei a omissão às referências bibliográficas